Noticias Lista de notícias Academias reabrem, com restrições, e barracas ampliam atendimento a partir de segunda-feira (27) na Capital
Academias reabrem, com restrições, e barracas ampliam atendimento a partir de segunda-feira (27) na Capital PDF Imprimir

Coronavírus (Covid-19)

Daniel Herculano Texto
José Wagner Fotos

Governador Camilo Santana utilizou as redes sociais para informar sobre o novo decreto estadual e as diferentes fases da retomada da economia a serem aplicadas nas Macrorregiões do Ceará

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (24) as novas medidas do novo Decreto Estadual de Isolamento Social, e que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (27). Fortaleza segue na Fase 4, passando a ser autorizado o funcionamento de academias de ginástica, com 30% da capacidade. Barracas de praia seguirão o mesmo horário dos restaurantes, podendo ir até 23h. Quanto às restrições, escolas e universidades, públicas e privadas, continuam ainda sem aulas presenciais. Shows e eventos com aglomerações não poderão acontecer, assim como cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento. Também estave presente no anúncio o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Aulas presenciais

“As escolas e universidades, públicas e privadas, continuam ainda sem aulas presenciais, enquanto buscamos uma decisão mais segura. Ao longo da semana que vem estaremos ampliando as discussões com representantes das escolas, dos professores, coordenadores, pais e alunos. Sempre buscaremos fazer tudo com muita prudência, responsabilidade e da forma mais segura possível”, anunciou Camilo Santana.

O governador também disse que eventos que geram aglomerações e shows continuam sem previsão de retorno, sendo feita uma avaliação permanente da situação epidemiológica, assim como cinemas e bares, que seguem sem permissão de funcionamento devido ao risco pandêmico.

Academias e Barracas de Praia

O prefeito falou sobre o retorno das academias e a ampliação do horário das barracas de praia. “A partir dessa segunda-feira (27), o atendimento nas barracas de praia será o mesmo que já está válido para os restaurantes, até as 23 horas. Também passa a ser autorizada a reabertura das academias de ginástica, mas somente com 30% da sua capacidade, além de seguir todos os protocolos sanitários, também a partir dos dia 27”, listou Roberto, que ressaltou o diálogo entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e os sindicatos das academias, Crefit e Sindifit.\

Macrorregiões

“Temos acompanhado que a pandemia está em fases diferentes em todas as macrorregiões do Ceará, mas continuamos ampliando os serviços de saúde no Interior, com a abertura de novos leitos de enfermaria e UTIs entregues nos últimos dias”, informou o governador ao anunciar as diferentes fases de transição no Ceará.

– Municípios da Macrorregião de Fortaleza seguem para a segunda semana da Fase 3;

– Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe seguem para a primeira semana da Fase 2;

– Macrorregião Norte segue para a segunda semana da Fase 1;

– Macrorregião do Cariri permanece na Fase de Transição da Economia, por conta dos indicadores ainda em alerta;

Estabilização nos números

O prefeito também ressaltou todo o trabalho feito por Governo do Estado e Prefeitura, para combater a pandemia em todo o Ceará, e que se reflete nos números de hoje. “Temos uma tendência contínua da queda de casos e óbitos, e a estabilidade dos números em Fortaleza. Assim como uma clara baixa na demanda de leitos de enfermaria e UTI. Tudo isso por conta de decisões tomadas precocemente, como o isolamento social, e depois o isolamento social rígido, e a preparação do sistema público de saúde para atender a população”, explicou Roberto Cláudio.

Já o governador finalizou a transmissão reforçando que o trabalho contra a pandemia continua, e que as decisões serão sempre pautadas na ciência. “Entendo a reivindicação dos setores que ainda não retornaram às atividades no Ceará, mas reforço que todas as decisões são tomadas com muito critério e responsabilidade, seguindo estudos e orientações das nossas equipes de saúde. Todo o esforço e o trabalho tem sido feito, e cada fase é discutida semanalmente. Não tomaremos nenhuma decisão que possa colocar em risco todo o trabalho realizado até agora”, finalizou o governador Camila Santana.

Agenda - Agosto 2020