pe2023

Assessoria de Comunicação Lista de Noticias Com anexo do Frotinha da Parangaba entregue por Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, atendimento à população é ampliado
Com anexo do Frotinha da Parangaba entregue por Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, atendimento à população é ampliado PDF Imprimir

Daniel Herculano - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Com a ampliação o hospital aumentará o número de cirurgias em 40%

Em transmissão via redes sociais na manhã desta quarta-feira (11), o governador do Ceará, Camilo Santana, esteve ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para entregar o novo anexo do Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira, o Frotinha da Parangaba. A ação faz parte do programa de reestruturação da rede hospitalar municipal com reforma, ampliação e construção de novas unidades na Capital. Também participaram da solenidade as secretárias de Fortaleza Joana Maciel, da Saúde e Manuela Nogueira, da Infraestrutura.

“Aqui nós conseguimos ver todo o esforço para garantir a ampliação dos postos de saúde, das unidades básicas de saúde, dos médicos, pois criamos o primeiro modelo do médico da família em Fortaleza, parceria com a prefeitura, para ampliar o número de médicos em atendimento nos postos de saúde”, frisou Camilo.

A obra, com valor de aproximadamente R$ 5 milhões, contempla uma área de intervenção de cerca 4.918 m². O hospital ganha um novo centro cirúrgico, ampliando em 100% a sua capacidade instalada, passando de duas para quatro salas de cirurgia. Com a entrega, também foi ampliado o quantitativo de leitos de recuperação pós-anestésica, saindo de três para oito leitos; sala de observação, de 25 para 31 leitos; Unidade de Tratamento de Urgência (UTU), de dois para três leitos e sala de reanimação de um para dois leitos.

Além disso, houve o incremento de 18 novos leitos de internação, que se somam aos 62 existentes. A nova área conta ainda com uma moderna Central de Material e Esterilização – CME.

“Com essa ampliação, nós estamos entregando praticamente um novo hospital, que aumentará o número de cirurgias em 40%. Com dois novos blocos de emergência, divididos em casos menos graves e casos mais graves, a nova área tem todos ambientes climatizados e é dotada de equipamentos modernos, propiciando conforto e segurança aos pacientes e profissionais”, listou o prefeito de Fortaleza.

O equipamento realiza, mensalmente, cerca de 4 mil atendimentos de urgência e emergência em clínica médica, cirúrgica e traumatológica, além de uma média de 370 cirurgias por mês. Entre os serviços ofertados estão exames laboratoriais, gráficos e por imagem, o que totaliza uma média de 11,5 mil procedimentos.

O Frotinha de Parangaba foi inaugurado em 6 de outubro de 1977, sendo a primeira unidade descentralizada do Instituto Doutor José Frota (IJF). Desde então, o equipamento não havia passado por nenhuma obra de melhoria. De acordo com o coordenador de Redes Pré Hospitalar e Hospitalar da SMS, Dr. Romel Araújo, as obras de reforma e ampliação que as unidades hospitalares estão recebendo tem o intuito de requalificar os serviços prestados, possibilitando mais dinamicidade, melhor atendimento à população fortalezense e gestão das atividades.

Camilo Santana ressaltou que entregas como essa para a população é resultado de um esforço conjunto entre Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. “Sei que os desafios são muitos, mas quero fazer aqui esse registro, de parabenizar aqui o Roberto Cláudio e toda a sua equipe, pelo esforço de trabalhar para garantir uma saúde melhor para a população de Fortaleza. E em breve, eu e o prefeito estaremos dando a ordem de serviço de mais um hospital aqui na Capital, o Hospital Universitário da Uece. Será mais um equipamento importante para o equipamento público de saúde”, finalizou o governador do Ceará.

Agenda - Novembro 2020